Os pequenos empresários/autônomos sofrem no início de ano, pois seus produtos e serviços acabam sendo trocados por presentes e gastos como festas, viagens, férias, dentre outros. Consultora e Coach Especialista em planejamento estratégico, marketing e business da Thank God it’s Today, Ligia Costa, deixa dicas para o microempreendedor ter coragem, superar o início do ano e prosperar em 2017.

1 – Desenvolva um modelo mental de liderança.

Seja positivo, transparente, inspire-se, trabalhe seu autoconhecimento e mantenha suas atividades físicas em dia. Estas dicas vão ajudá-lo a ter/gerar a energia necessária para os dias mais difíceis.

2 – Não deixe que pequenos obstáculos te paralisem.

É hora de agir no presente, planejando o futuro, sem ficar perdendo tempo com fofocas, com pessoas invejosas ou assuntos que atrapalham o desempenho do seu negócio.

3 – Calcule os riscos.

Invista em inovação, criatividade, qualidade em prestação de serviço, mas não invista dinheiro sem que você já tenha um contrato ou um faturamento estável para pagar a dívida futura.

4 – Escute.

Escute seus funcionários, parceiros, clientes, faça pesquisas de mercado e escute toda a cadeia que impacta diretamente no seu negócio. Escute suas dificuldades, suas dores, suas necessidades imediatas e antecipe-se na excelência de prestação de serviço.

5 – Reduza gastos.

Reduza gastos invisíveis, como por exemplo custos relacionados a gasolina, cafés e material de escritório. É hora de olhar todos os possíveis custos que nem lembramos que existem.

6 – Crie novos parceiros de negócios e pense em uma nova economia colaborativa.

Utilize-se da tecnologia e de plataformas que possam ajudar você a fazer a gestão do seu negócio de forma estruturada e sem aumentar o seu custo fixo.

7 – Esteja aberto a financiamentos.

Esteja aberto a financiamentos coletivos, a redes de consultoria colaborativas, a softwares de gestão, a terceirizar serviços, entenda que os modelos de negócio mudaram e a tecnologia está aí para otimizar seus processos.

8 – Planeje seu ano.

Planeje seu ano de forma adequada para aguentar as sazonalidades do mercado, entenda os meses que possuem quedas de venda e crie antecipadamente ofertas e promoções para evitar uma queda muito brusca de receita nesse período.

9 – Entenda os riscos.

Entenda os riscos e os momentos do seu negócio considerando os desafios atuais da economia e inflação do Brasil do ano de 2017. Este é um fato, antecipe suas necessidades para que você não seja surpreendido.

10 – Converse.

Converse com o seu melhor cliente e veja como você pode oferecer serviços ou produtos ainda melhores. Descubra quais as necessidades futuras dele e antecipe-se.

11 – Posicione-se.

Posicione-se com marca, identidade visual, marketing para gerar empatia e afinidade com o seu público ideal.

12 – Lembre-se, não existe mais B2B.

Lembre-se, não existe mais B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), hoje falamos de H2H (human to human). Quanto maior for sua habilidade de conhecer o seu cliente, melhor será a sua oferta para atendê-lo.

13 – Planeje-se.

Planeje-se, se não vai faturar aquilo que você esperava, pense em maneiras criativas para superar esse período. Trabalhar dentro de uma realidade é o que faz o seu planejamento ser sustentável a médio e longo prazo.

14 – Analise seus concorrentes.

Analise seus concorrentes, o mercado e casos de sucesso, mesmo que de segmentos diferentes do seu. É ótimo para ideias.

Pense coletivamente, como ser um líder que inspira e como todos os dias você pode cada vez mais impactar a sua comunidade. Muitas vezes a satisfação não virá apenas no retorno financeiro do seu negócio, mas também no impacto e na transformação que você gera ao seu redor. Faça um trabalho em 2017 cheio de planejamento, foco e produtividade, compreendendo que o conceito de sucesso e de lucro podem mudar.

Ligia Costa. Empresária, especialista em marketing digital, coach de alta performance e idealizadora da consultoria Thank God it’s Today.

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